Blog

Por que as crianças precisam de urologista?

Nenhum comentário

O urologista é fundamental para as diferentes fases. Isso acontece principalmente ao que se refere aos marcos da vida. Dessa forma, as crianças também precisam de urologista. “Há ainda uma contribuição muito grande da urologia referente à saúde das crianças. O médico urologista também é o médico das crianças”, afirma o Dr. Osei Akuamoa Júnior

Ao complementar, o urologista explica que a especialidade é importante para orientar o desfralde durante a primeira infância, ou no início da adolescência, quando acontecem mudanças hormonais.

Conheça agora algumas condições que podem se desenvolver durante a infância, o que torna fundamental a orientação de um urologista: 

Fimose

A fimose acontece quando ao puxar a pele do prepúcio, não é possível expor a cabeça do pênis. Cerca de 97% dos meninos nascem com essa condição.  Além disso, o número cai para cerca de 10% aos 3 anos de idade e nos adolescentes, gira em torno de 1 a 3%. 

O problema pode acarretar dificuldade de higienização da cabeça do pênis, facilitando infecções locais e urinárias nas crianças. Porém, na maioria dos casos, não é necessário tratamento, pois existe melhora espontânea. Apesar disso, alguns casos são mais complexos, levando a inflamações. 

Em grande parte dos casos, o uso de pomadas à base de corticoides é eficaz contra a fimose. Mas caso a condição não se resolva, a cirurgia se torna necessária. 

Criptorquidia

Durante a vida fetal, os testículos se desenvolvem na região abdominal. Então, ao final da gestação, inicia-se o processo de descida para a bolsa escrotal. Durante essa fase, por diversos fatores, podem haver interrupções, gerando a criptorquidia. Isso principalmente com bebês prematuros. 

Na maioria dos casos, o testículo desce nos três primeiros meses. Porém, se em até um ano o processo não acontecer, se torna necessário tomar medidas. Caso o diagnóstico seja tardio, pode ser necessária a retirada do testículo. Mas se tratado corretamente, a criança evolui sem problemas. 

Enurese noturna

Enurese consiste na perda involuntária de urina após os 5 anos de idade, durante o sono. O diagnóstico é feito com o relato detalhado dos pais. Dessa forma, o médico entende os sintomas da criança e com o uso de um instrumento chamado Diário Miccional, avalia o padrão miccional da criança durante o dia e o volume de urina durante a noite. 

O tratamento é feito de acordo com cada criança. Vale destacar que o processo de tratamento da enurese noturna costuma ser lento. Dessa forma, é extremamente importante a participação dos pais e o envolvimento da criança. 

Urologia em Brasília

O Dr. Osei Akuamoa Júnior, filho de um ganês e uma brasileira, é graduado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília, tem residência em Cirurgia pelo Hospital de Base do Distrito Federal e em Urologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ). Além disso, possui especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo fellowship da Cleveland Clinic (EUA). Sua trajetória permite a atuação em Brasília com urologia minimamente invasiva. Agende sua consulta para saber mais. 

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu