A incontinência urinária é a definição para a perda involuntária de qualquer quantidade de urina. Apesar de não ser um distúrbio que gere riscos graves à integridade física, provoca um grande embaraço na pessoa, que pode se sentir desmotivada para as atividades rotineiras.
O distúrbio é mais frequente entre as mulheres. Com isso, é importante ressaltar que a Urologia não é uma especialidade específica para os homens.
Tipos de incontinência urinária
Basicamente, existem três tipos de incontinência urinária. Confira:
Incontinência de esforço: a perda de urina é provocada por esforço físico e aumento da pressão do abdômen. Os grandes vilões dessa condição são os múltiplos partos vaginais, obesidade, doença respiratória e um assoalho pélvico “sedentário”.
Incontinência de urgência: também conhecida como síndrome da bexiga hiperativa, acontece quando a pessoa, mesmo com toda a tentativa de reter a urina, esta acaba por sair involuntariamente.
Incontinência mista: quando existem os dois casos de incontinência na mesma pessoa.
Tratamento da incontinência urinária
O primeiro passo para o tratamento do distúrbio é definir qual o tipo de incontinência. Para a de esforço, a cirurgia costuma ser eficaz. Já as de urgência podem ser tratadas através de medicamentos que “acalmam” a bexiga.
A incontinência urinária é diagnosticada corretamente com uma boa história clínica, acompanhada de exames de urina, ultrassonografia e, se possível, realizando um exame específico nomeado como estudo urodinâmico.
Urologia em Brasília
O Dr. Osei Akuamoa Júnior, filho de um ganês e uma brasileira, é graduado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília, tem residência em Cirurgia Geral pelo Hospital de Base do Distrito Federal e em Urologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ). Além disso, possui especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo fellowship da Cleveland Clinic (EUA). Sua trajetória permite a atuação em Brasília com urologia minimamente invasiva. Agende sua consulta para saber mais.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia