Blog

HPV: saiba como o vírus é transmitido e seu tratamento

Nenhum comentário

HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. Este é o vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas e, com mais de 150 tipos diferentes, pelo menos 40 podem infectar o trato ano-genital.

Na maioria dos casos, a infecção regride espontaneamente, mas em um pequeno número de casos, quando a condição persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem tratadas, podem progredir para o câncer.

Transmissão do HPV

A transmissão do vírus acontece por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente pela via sexual, o que inclui contato oral-genital, genital-genital ou manual-genital.

Dessa forma, mesmo com a ausência de penetração, a condição pode se estabelecer. Além disso, também existe a possibilidade de haver transmissão durante o parto.

Quais os tratamentos do HPV?

Não existe um tratamento específico para eliminar as verrugas do HPV. Depende da extensão, quantidade e, ainda, localização das lesões.

Uma das formas de tratar o HPV, é por meio da eletrocauterização, ou simplesmente cauterização. Esse é um procedimento cirúrgico-destrutivo que funciona da seguinte forma:

  • O primeiro passo é limpar o local da excisão;
  • Em seguida, aplica-se uma injeção local de anestésico com ou sem vasoconstritor (para controlar possíveis sangramentos);
  • A lesão é carbonizada por eletricidade e calor;
  • O material pode ser coletado e enviado para análise patológica.

Após o procedimento, a recuperação costuma ser alta. Além disso, o paciente, na maioria das situações, pode retomar a sua rotina no mesmo dia. Os ferimentos cicatrizam em até 15 dias. Mas, recomenda-se não se expor ao sol por dois meses.

Conheça o Dr. Osei Akuamoa

O Dr. Osei Akuamoa Júnior, filho de um ganês e uma brasileira, é graduado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília, tem residência em Cirurgia Geral pelo Hospital de Base do Distrito Federal e em Urologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ). Além disso, possui especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo fellowship da Cleveland Clinic (EUA). Sua trajetória permite a atuação em Brasília com urologia minimamente invasiva. Agende sua consulta para saber mais.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu