Cirurgia Robótica

Cirurgia robótica e tratamentos urológicos: saiba quando o procedimento é indicado

Nenhum comentário

Quando se trata de procedimentos minimamente invasivos, a cirurgia robótica é a indicação médica mais moderna utilizada atualmente. Conduzida por cirurgiões especializados nesta técnica, a cirurgia é realizada com a assistência de um robô e vem se consolidando como padrão de tratamento em muitas especialidades médicas. Entre as que mais operam com esta tecnologia se destacam a urologia, ginecologia e a cirurgia bariátrica.

Na urologia, especificamente, a cirurgia robótica oferece grande vantagem, pois permite uma melhor manipulação e precisão dos movimentos por parte do especialista, no que diz respeito ao tratamento de tumores como os dos rins, bexiga e próstata. Abaixo, conheça as principais vantagens do procedimento e em quais casos ele é indicado.

Em quais tratamentos urológicos a cirurgia robótica é indicada?

Como visto anteriormente, o desenvolvimento da cirurgia robótica é apontado como um dos maiores avanços da medicina nos últimos anos, especialmente por proporcionar uma série de benefícios para os pacientes.

Desse modo, no caso de tumores da próstata, dos rins, bexiga, ureteres e glândulas adrenais ou suprarrenais, a cirurgia robótica é altamente indicada, pois a precisão é muito maior, já que se utilizam pinças, câmera e instrumentos inseridos através de incisões com cerca de 8 milímetros.

Isso acontece pois o médico cirurgião controla os movimentos do robô por meio de um console com monitor. Como a movimentação e a estabilização da máquina são altamente precisas e otimizam movimentos similares aos criados por mãos humanas, o procedimento é indicado até mesmo em casos de tumores maiores.

  • Cirurgia robótica de prostatectomia

A prostatectomia robótica é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo remover a próstata de maneira mais precisa, segura e de modo a evitar qualquer tipo de complicação. Ao contrário da cirurgia aberta tradicional, a cirurgia robótica exige apenas quatro a cinco pequenas incisões na região do abdome do paciente.

  • Cirurgia robótica de nefrectomia

Na cirurgia de nefrectomia, o tumor renal é removido de modo que se preserve o restante do rim. O objetivo desta cirurgia é preservar o máximo de função renal. Desse modo, a plataforma robótica permite ao cirurgião realizar a dissecação e suturas delicadas, aumentando a precisão e segurança do procedimento.

  • Cirurgia robótica de cistectomia

Trata-se de uma cirurgia complexa que envolve a retirada de toda a bexiga, próstata e vesículas seminais nos homens. As técnicas menos invasivas, como a cirurgia robótica, permitem menores incisões, redução de sangramento, além do período de recuperação mais rápido para o paciente.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

A grande diferença entre a cirurgia robótica e os procedimentos cirúrgicos convencionais é a facilidade de tratamento para casos mais complexos. Por ser feita com um robô, ela é a garantia de precisão e é bem menos invasiva do que o procedimento tradicional. Abaixo, saiba quais são as outras principais vantagens da nova tecnologia:

  • Diminui as chances de sequelas após o tratamento do câncer de próstata, bexiga ou rim;

  • Menor tempo de internação;

  • Facilidade de acesso à diversas partes do corpo;

  • Maior visão da área a ser tratada;

  • Redução das dores durante o pós-operatório;

  • Possui menor risco de sangramentos;

  • Permite recuperação mais rápida.

Sobre o Dr. Osei Akuamoa Jr.

O Dr. Osei Akuamoa Jr. é médico urologista com residência em Cirurgia Geral, pelo Hospital de Base do Distrito Federal e especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva com fellowship da Cleveland Clinic (EUA). Em Brasília, agende sua cirurgia robótica para tratamento de tumores urológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu