Blog

Câncer de próstata: o que é a doença

Nenhum comentário

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata causa cerca de 25 mil mortes ao longo de um ano e é responsável por 12% de todas as mortes a câncer no sexo masculino. Essa doença acomete a próstata, um elemento vital do sistema reprodutivo biológico masculino.

Homens acima dos 50 anos, com excesso de peso, sedentários e com fator hereditário são os mais atingidos. Negros não apenas têm mais chances de desenvolver o câncer, mas também de ter a doença de forma mais agressiva. Porém, existem medidas que você pode tomar para diminuir o risco:

– Faça exames regulares de próstata;

– Manter um peso saudável;

– Exercite-se regularmente;

– Manter uma dieta nutritiva;

– Pare de fumar.

Possíveis sinais de alerta do câncer de próstata

É um tumor silencioso e que, por muitos anos, pode passar despercebido, por isso a importância do diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento e maior chances de cura. No entanto, quando está em estágio avançado, o corpo dá alguns indícios de que alguma anormalidade ou doença está acontecendo e é fundamental estar atento e observar aos sinais:

– Fluxo de urina lento ou fraco;

– Necessidade frequente de urinar;

– Micção dolorosa ou ardente;

– Sangue na urina;

– Problemas de ejaculação;

– Perda do controle da bexiga ou do intestino.

Tratamentos com cirurgia robótica

A radioterapia e a cirurgia de remoção da próstata representam as principais formas de tratamento do câncer de próstata. Entretanto, a cirurgia robótica se apresenta como uma alternativa mais evolutiva e tecnológica no tratamento da doença.

A prostatectomia é realizada por auxílio de um robô, sendo um procedimento moderno e minimamente invasivo, que remove por completo a próstata e possui algumas vantagens:

– Diminui a dor e o trauma;

– Minimiza a chance de complicações;

– Diminui o tempo de internação hospitalar;

– Deixa cicatrizes menores;

– Reduz os danos à função urinária e sexual do homem.

Urologia em Brasília

O Dr. Osei Akuamoa Júnior, filho de um ganês e uma brasileira, é graduado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília, tem residência em Cirurgia pelo Hospital de Base do Distrito Federal e em Urologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ). Além disso, possui especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo fellowship da Cleveland Clinic (EUA). Sua trajetória permite a atuação em Brasília com urologia minimamente invasiva. Agende sua consulta para saber mais.

Saiba mais:

O que é câncer de próstata? | Dr. Osei Akuamoa Júnior

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu